terça-feira, 27 de setembro de 2011

A inauguração do Centro Cultural “Dona Joaquina do Pompéu” - Pompéu/MG - 20 de agosto de 2011

Pode ser considerado o maior evento sócio-cultural ocorrido no centro oeste mineiro nos últimos anos, devido à numerosa participação popular e da emoção contida em gestos e declarações que permearam o evento.
A presença de Sua Alteza Imperial, o Príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança muito honrou a cidade de Pompéu devido o legado histórico herdado por este homem que é bisneto da Redentora Princesa Isabel(filha do nosso último grande Imperador Dom Pedro II), e dos últimos monarcas fraceses.
Dom Bertrand em seu discurso salientou a grande matriarca que foi Dona Joaquina fazendo um paralelo entre sua bisavó Dona Isabel e sua tetravó a Imperatriz Dona Leopoldina de Habsburgo(esposa de Dom Pedro I). Sua Alteza afirmou que Dona Joaquina é um dos grandes nomes e um dos principais vultos femininos da História do Brasil Colonial.
Ouvir de um nobre de coração e de alma que é Dom Bertrand, o reconhecimento da grandiosidade de Dona Joaquina aumenta em cada um de seus descendentes o orgulho e a força de mostrar que esta mulher tão injustiçada pelo tempo foi uma das construtoras do Brasil.
Dona Joaquina foi a frente de seu tempo, e seus atos devem ser admirados como virtudes heroicas de alguém que lutou por seu país!
O que se fala da grande matriarca são inverdades caluniosas daqueles que não tem autenticidade para lutar por suas ideias e convicções, e portanto não entendem o verdadeiro sentido desta autenticidade e perseverança dos atos que focam unicamente os princípios basilares da família e da moral.
Como pompeanos, é nosso dever resgatar e trabalhar a memória de nossos ancestrais que muito contribuíram para nossa formação cultural e identidade, enquanto membros de uma sociedade.

                                              FOTOS DO EVENTO


Chegada de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança

O prefeito Municipal de Pompéu, Joaquim Campos Reis e S.A.I e Real, Dom |Bertrand de Orleans e Bragança cortam a fita de inauguração do Centro Cultural "Dona Joaquina do Pompéu"

Hugo de Castro, Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu e Dom Bertrand

Dom Bertrand de Orléans e Bragança e Hugo de Castro

Dr. André Sopas de Melo Bandeira, Cônsul de Portugal em Minas Gerais, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Joaquim Campos Reis, Hugo de Castro e Dom Waldemar Chaves de Araújo, Bispo Emérito de São João del Rei/MG, na Chapelaria da sede administrativa do Centro Cultural, que leva o nome de Dom Pedro I

Dr. Ozório Couto, Dom Bertrand e Hugo de Castro

Dr. Gilmar Castelo Branco Oliveira, Hugo de Castro, Dom Bertrand, Yara Tupinambá, Deputada Luzia Ferreira e esposo

Dr. Roque Oliveira Camêllo doa obra de Olga Tukkof ao Centro Cultural

Momento da Benção

Banda da Polícia Militar de Bom Despacho/MG

Dra. Heloisa Marcondes Ferreira, neta do Min. Francisco Campos, recebe o título de Cidadã Honorária de Pompéu das mãos do presidente da Câmara José Romualdo

O Príncipe Imperial em seu pronunciamento

Pronunciamento de Hugo de Castro


Um comentário:

  1. Sempre tive vontade de conhecer o museu de dona joaquina de Pompeu e nunca consegui. Qd tive oportunidade para conhecer, disseram-me que tinham destruído tudo inclusive a casa que pertencia a ela. Hoje senti grande alegria em saber que alguém tenta recuperar a memória dela criando um espaço cultural. Que iniciativa boa! Parabéns. Irmã Maria Juliana Dias de Castro.

    ResponderExcluir