domingo, 25 de novembro de 2012

PROJETO RONDON OU PROJETO ADONIAS?


Pompéu, como todos os lugarejos e cidades do mundo tem sua identidade própria e personagens que marcaram épocas por seus modos peculiares e as vezes engraçados ou até mesmo por dramas vividos por estas pessoas que ajudaram a construir nossa história com vários casos e causos.
Um bem curto e engraçado relaciona vários nomes curiosos e saudosos de nossa cidade como o grande Múcio do cartório, que foi uma figura interessante de nossa cidade. Típico pompeano, da família dos Álvares da Silva e Abreu e contagiava todos com sua alegria e suas tiradas que fazem parte de nosso anedotário. Outra figura que faz parte deste causo é amigo Adonias que a pouco tempo nos deixou neste mundo e partiu para a casa do Pai.
Adonias Rocha era filho de João Batista da Rocha e dona Dalva Maciel, irmão de Rondon e Lindalva, era outro personagem que nos remete a sentimentos de saudades. Sempre alegre e boêmio era conhecido por gostar de sair, conversar e é claro tomar uma boa bebida. Já Rondon sempre foi mais compenetrado, estudou Direito e exerceu funções na área e assumindo com o tempo o cartório de Ofício de Notas que fora do pai. Rondon foi vereador e prefeito de Pompéu. Ou seja, entre os irmãos que aparentemente tinham muito em comum o mesmo não podemos dizer de suas personalidades, cada um ao seu modo eram bem diferentes.
Conta o mestre José Gilberto de Carvalho(Zé do Eli), que certa feita chegaram a Pompéu alguns jovens estudantes de medicina do projeto Rondon*, que logo se interagiram com o receptivo e acolhedor povo pompeano, fazendo festas e indo para bares todos os dias da semana.
Mas um dia a bagunça no bar Balaio estava fora do normal e Múcio passando perguntou quem eram os arruaceiros, no que teve a rápida resposta: “seu Múcio, são os estudantes de medicina do projeto Rondon!” Múcio foi rápido também para rebater a resposta: “Projeto Rondon??? Isto está mais para projeto Adonias!” 

Um abraço aos familiares de Múcio, Adonias e Rondon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário