domingo, 25 de novembro de 2012

SOLENIDADE DE CRISTO REI E SUA ORIGEM



 CRISTO REI DO UNIVERSO

Sua Santidade, o Papa Pio XI


Cristo Rei do Universo! Esta frase deve ser entoada por toda a cristandade  para efeito de glorificarmos Aquele que deu Sua vida para nos salvar, e nos salvando da morte com Sua morte ressuscitou para nos mostrar Sua glória e esplendor!
A solenidade do Cristo Rei foi instituída por Sua Santidade o Sumo Pontífice Pio XI em 1925, numa época em que a laicidade, o relativismo e o anticlericalismo estavam arraigados no ocidente.

Em especial no México que depois da Constituição de 1917 retirava vários favores da igreja católica fazendo certas restrições que invadiam o campo da liberdade religiosa em uma sociedade tradicionalmente católica e com fortes raízes no Marianismo por ser uma nação de origem espanhola.

Cinco dos artigos da constituição mexicana de 1917 visavam especialmente reduzir a influência da Igreja Católica na sociedade mexicana. O artigo 3º exigia uma educação laica nas escolas. O artigo 5º ilegalizava as ordens monásticas. O artigo 24º proibia o culto em público fora das igrejas, enquanto que o artigo 27º restringia os direitos de propriedade das organizações religiosas. Finalmente, o artigo 130º retirava aos membros do clero direitos cívicos básicos: padres e lideres religiosos estavam proibidos de usar os seus hábitos, não tinham direito de voto e estavam proibidos de comentar assuntos da vida pública na imprensa.

Em 1926 iniciaram as primeiras revoltas depois que o presidente Plutarco Calles iniciou a aplicação destas leis com todo rigor. Este conflito conhecido como Guerra dos Cristeros se estendeu até 1929 e vários padres, freiras, seminaristas e fieis foram executados com toda crueldade que se possa imaginar.

Dentro deste contexto Sua Santidade Pio XI instituiu a solenidade do Cristo Rei no último domingo de outubro, mas com a reforma do Concilio Vaticano II esta festa passou para o último domingo do ano litúrgico, ou seja, o domingo que antecede o primeiro domingo do Advento do Natal.

A finalidade politico-religiosa da festa do Cristo Rei tem por finalidade demonstrar o senhorio e a primazia de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre toda a humanidade, muito acima das situações de ateísmo e falta de religião que se encontra nossa sociedade. A falta de Deus nos lares e nas famílias são alarmes para que sejamos cada vez mais propagadores do Evangelho e sua benesses.
Um importante passo para o caminho da paz e para sermos seguidores do reino de Cristo é o ecumenismo. Aceitar o irmão com suas diferenças, sem atitudes preconceituosas é um passo a caminho da busca da tão sonhada paz, a paz do reino de Cristo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário