quarta-feira, 16 de março de 2011

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Pompéu

Matriz de Pompéu - Década de 1940 - APHC
As religiões são instituições de suma importância para a formação da sociedade e sua identidade cultural, sobretudo em questões de conforto da alma em todos os momentos de dificuldade em nossas vidas. A igreja Católica é uma das grandes detentoras do patrimônio histórico deste país, com suas igrejas, colégios, palácios Episcopais, dentre outras edificações que foram construídas para engrandecer o Santo Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Igreja. Este patrimônio tem grande valor para nossas tradições e devem ser  preservadas por toda posteridade.
Como não poderia ser diferente, um dos principais cartões-postais de nosso município é nossa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sede da paróquia com o mesmo nome.
Os dados referentes ao início de sua construção são poucos e confusos. Sabe-se que a primeira igreja de Pompéu fora construída dentro de cemitério local, onde, na década de 1960 foi erguida a Santa Casa de Misericórdia. O terreno havia sido doado por Dona Joana Evangelista(a quem Pompéu nunca soube devotar devida homenagem).
No ano de 1864 encontramos referências claras de sua fundação. É claro que não era a mesma igreja que vemos hoje, mas uma bem menor com um estilo um pouco discrepante do atual. A primeira foto desta edição é da década de 1930, e certamente foi tirada após a reforma em que o arquiteto de Belo Horizonte, Dr. Pimentel construiu a atual fachada com duas torres  ecléticas(pois trás vários estilos, como o gótico e o clássico) e um belíssimo portal de colunas coríntias. Já na segunda fotografia observamos ao fundo as sacadas na lateral tendo embaixo pequenas janelas, que durante a grande reforma em que Padre Geraldo Carvalho empreendeu em 2005 foram redescobertas com muita surpresa. Chamo a atenção para as janelas que eram de madeira  no alto das torres, que existiam na época, devido talvez à falta de sinos. A praça era um grande paço onde reinava a bela igreja um cruzeiro(que hoje  encontra-se, em parte na porta do cemitério) ladeado por duas palmeiras.


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Década de 1940 - APHC

O querido povo de Pompéu, independentemente de seu credo religioso deve proteger esta bela obra que pertence a todos. Sede do sacrifício da missa, de grandes eventos como a Semana Santa,  batizados, primeiras-comunhões e casamentos de nossos bisavós, avós, pais e poderá ser dos filhos e netos de vários pompeanos que correm à casa da Mãe para pedi-la que interceda junto ao Seu Filho por todos nós.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - 2009 - APHC


Vista interna da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Altar-Mor -  2009 - APHC

2 comentários:

  1. Olá bom dia a todos. Gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer uma pesquisa de batismo entre os anos 1904 a 1907 em nome de Augusto Malagoli que pode ter nascido ai em Pompeu ? Aguardo comentário a respeito. Obrigado. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Visitando hoje a linda cidade e Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Vim em busca dos registros de meus antepassados que aqui morara afim de resgatar suas histórias. Familia Vianna Calabria. Felicio Vianna Calabria italiano residente aqui por volta 1884 casado com Balbina Vianna Figueiredo. Filhos nascidos aqui: Estulano(1884), Nunciata (1891)e Antônio (1889).
    Possível casamento de Felicio com Balbina em 1880 aqui em Pompeu, uma vez que Balbina era de Pompeu. Agradeço a sua ajuda como historiador e aguardo resposta.

    ResponderExcluir