O município de Pompéu recebeu no último dia 28/02, as chaves do Complexo Arquitetônico da Fazenda do Laranjo, que em breve se tornará um dos mais importantes centros de refência de estudo da História do matriarcado colonial mineiro.
O Complexo Arquitetônico da Fazenda do Laranjo, foi construído depois de um acordo entre o Consórcio Construtor da Usina Hidroelétrica Retiro Baixo(Orteng e Arcadis), o Município de Pompéu e o Ministério Público.
A fazenda do Laranjo ficava no local onde foi construida a Usina Hidroelétrica Retiro Baixo, e por ser inventariada pelo Patrimônio Municipal foi salva do desaparecimento.
A fazenda do Laranjo ficava no local onde foi construida a Usina Hidroelétrica Retiro Baixo, e por ser inventariada pelo Patrimônio Municipal foi salva do desaparecimento.
O complexo é formado pelo centenário sobrado do fazenda do Laranjo, que foi reconstruído seguindo o modelo e usando o maior número possivel de peças de madeira, como janelas, portas, engradamentos e escadas, um edifício que servirá de sede para o Conselho do Patrimônio Histórico, Administração do Centro Cultural, e sala de Arquivo de Documentação Histórica. Faz parte do complexo um anfiteatro construído com as peças do antigo curral da fazenda. O local abrigará o Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu.
Sobrado do Laranjo, reconstruído em Pompéu - AFHC
Eu e Prof. Harold Chagas, grande coloborador e colega de trabalho no Conselho do Patrimônio Histórico - AFHC
Escada interna do Sobrado - Flávia Dias/Comunicação do Município de Pompéu
Edifício que abrigará o Conselho do Patrimônio Histórico, Sala de Audivisual, Reserva Técnica, Documentação e administração - Flávia Dias/Comunicação do Município de Pompéu
Dr. Rubens, Bruno, Tadeu Melo, Dr. Mauro Castro, Hugo de Castro, Joaquim Campos Reis, Drª. Rute e Jhonson Xavier, na sala que sediará o Conselho do Patrimônio Histórico - Flávia Dias/Comunicação do Município de Pompéu
Sala de audiovisual - Flávia Dias/Comunicação do Município de Pompéu
Parabéns pela iniciativa, preservar o patrimônio é manter viva a memória de um povo.
ResponderExcluirEm Pitangui também estamos engajados nesta luta.
Visite o nosso blog e conheça nosso trabalho.
http://daquidepitangui.blogspot.com/
Abraço.