domingo, 10 de abril de 2011

TIRADENTES EM SETE LAGOAS

Lançamento do Livro "Tiradentes em Sete Lagoas" de Márcio Vicente da Silveira Santos

Hugo de Castro e Prof. Márcio Vicente da Silveira, em noite de autógrafos

Para as grandes obras nunca é tarde para se elogiar... 
É por isso que posto hoje sobre o lançamento do livro  de meu grande amigo, o jornalista e pesquisador Prof. Márcio Vicente da Silveira, no Centro Cultural “Casarão”, no dia 27/11/2010.

 Este livro trata de um assunto que é tido por alguns como “lenda” e que teria como escopo “elevar a história de Sete Lagoas” ou ainda querer “ter a honra de tal presença” naquele lugarejo. Ora meus caros leitores, este tema que fico a rodear trata-se da passagem de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, no então Registro de Sete Lagoas nos anos de 1780 a 1781, quando o então Alferes que viria a ser um dos Inconfidentes comandou o quartel do dito registro, fazendo nele várias melhorias e inclusive sendo o responsável pela abertura de uma picada(caminho) desta região até a Vila de Paracatu do Principe(Paracatu). Todos estes temas são abordados no livro do nobre pesquisador que enriqueceu a obra com cópias reprográficas de documentos e cartas a próprio punho de Tiradentes, mapas(inclusive cópia de um do ano de 1777 que já mostra a fazenda do Pompéu, então propriedade de Dona Joaquina) e pinturas que  trazem imagens daquele lugarejo na época, além de explicações que comprovam e desmentem certos abusos que vão sendo disseminados com o tempo em tudo que se refere à história. Márcio Vicente foi muito feliz por esta inciativa de presentear a comunidade Setelagoana e toda nossa região com este trabalho tão importante. O que ficou provado foi que Tiradentes passou mesmo por esta região alguns anos antes de se revoltar contra a autoridade Real, e em seguida ser condenado por estes atos. Na ocasião tivemos a oportunidade de palestrar sobre nossa história pompeana, especialmente no que toca à nossa Matriarca Dona Joaquina, que cada dia que passa observamos mais o interesse de pessoas de diversos lugares com sua fascinante saga.

Mapa da Comarca de Sabará, de José Joaquim da Rocha - 1777 -
(Acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil - Cartografia ARC.030,01,033.)

Detalhe do mapa acima mostrando Pompeo, no caso a Fazenda Pompeo, propriedade de Dona Joaquina do Pompéu e seu Marido o Cap. Inácio de Oliveira Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário