terça-feira, 5 de abril de 2011

Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIPAC estreita relações com a Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Histórico de Pompéu/MG

No dia 25/03/2011, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIPAC Bom Despacho, representado pelo Profº Tiago Castelo Branco Lourenço, realizou visita aos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Histórico de Pompéu/MG. O Profº é Arquiteto Urbanista e Historiador, responsável pelas disciplinas de Projeto 1 e História e Teoria da Arquitetura 2.

A visita teve como prioridades conhecer o edifício do Casarão da Fazenda Laranjo e seu anexo, participar de reunião do Conselho do Patrimônio Cultural de Pompéu e conhecer o local de um sítio arqueológico onde se instalava nos séculos XVIII e XIX a sede da fazenda de Dona Joaquina do Pompéu.  Este edifício futuramente se tornará o museu da cidade e em seu anexo pretende-se instalar a Secretária de Cultura do município e a sede do Conselho de Patrimônio Cultural.

Esta ação é pertinente às questões de Patrimônio Cultural presentes no PDI e estreita relações com a comunidade. Nesta primeira visita prospectou-se interfaces para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e de extensão do curso.
A visita foi acompanhada pelo prefeito do município o Sr. Joaquim Campos Reis, que deu notoriedade à visita, e pelos representantes do Conselho do Patrimônio Cultural de Pompéu, Sra. Adelaide Pereira Maciel, Sra. Alba Idalina Ferreira da Silva, Sr. Harold Benjamin Chagas de Magalhães, Sr. Hugo de Castro, Sra. Milene Elba de Campos e o Sr. Tenente Mauro. A visita também foi acompanhada por um repórter da TV Integração, afiliada da rede globo, que realizou entrevistas com os presentes.


Vista do Pátio interno do Solar, que sediará o Museu Histórico de Pompéu


Vista do Pátio interno, tendo como vista o Anexo Administrativo do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu


 Prof. Tiago, Conselheira Alba Idalina, Conselheiro Hugo de Castro, Conselheira Maria Helena Corrêa Freitas, Conselheira Milene Elba, Conselheira Adelaide Maciel e Coselheiro Dêcano Prof. Harold Chagas.

(Do sítio da UNIPAC - Bom Despacho - http://www.unipacbomdespacho.com.br/v2/Noticias/1011/CURSO+DE+ARQUITETURA+E+URBANISMO+DA+UNIPAC+ESTREITA+RELACOES+COM+A+SECRETARIA+DE+CULTURA+DE+POMPEUMG.html)

2 comentários:

  1. O governador Benedito Valadares era trineto de Dona Joaquina e Cap. Inácio, tendo ele aqui vários parentes e grande admiração por sua ilustre ancestral, comprou o Sítio do Pompéu Velho, no ano de 1943 a fim de tombar(preservar como Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais) e ali construir uma escola Agrícola. Acontece que em 1945, como é de conhecimento geral, o Presidente Getúlio Vargas é deposto, e caindo o presidente, caíram também seus interventores, ou seja Benedito Valadares(Governador Interventor de Minas Gerais). O casarão foi ao chão em 26/04/1954, portanto no governo de Juscelino Kubitschek. É necessário que se corrija esta lenda que mancha a História do Governador Valadares, não querendo é claro culpar Juscelino que ao meu entender não tomou nem conhecimento deste ato que foi comandado por funcionários da Camig, então sediada em Pará de Minas.o
    O QUE HOUVE AMIGO ? HORA POIS COMO HISTORIADORA DEMOCRÁTICA TENHO AQUI QUE ACEITAR OPINIÕES E OPINIÕES, POREM TENHO O MESMO DIREITO DE expressão,na verdade em 154 o sobrado de d.JOAQUINA DO POMPÉU foi forçadamente pelo então GOVERNO D Estado Benedito Valadares que era primo do herdeiro ultimo do sobrado,Gaspar de Campos Cordeiro BISNETO DE de J.joaquina PAI DE Benevides de Campos Cordeiro ultimo morador do sobrado ,a verdade é essa : Benevides de Campos cordeiro saiu de lá forçadamente, em nome do ESTADO COM por ordem de Benedito Valadares que deixou para o herdeiro legitimo de sangue e que lá estava um irrisório valor pela área e pela "história" familiar de nossa Matriarca . O que na época pouco se fazia pelo patrimônio cultural PRINCIPAL ENTE DO INTERIOR. INFELIZMENTE OS CASARÕES AQUI DA REGIÃO DE Pompéu praticamente todos tiveram o mesmo fim, foram demolidos esmagados junto com a real HISTORIA." Muito se lamenta da demolição deste nosso patrimônio que foi demolido sem ordem direta do governador da época. É uma injustiça culpar o Governador Benedito Valadares pela demolição do Sobrado. O que houve? Ora meus caros leitores, sempre que o defendo várias pessoas são contra, pois não raciocinam a respeito desta parte de nossa história."Portanto analisemos as "aspas", do ponto de vista histórico e politico poder quem tinha naquela época para mandar demolir um dos maiores patrimônios do sertão mineiro? não é difícil a resposta amigo para quem entende um pingo é letra! Havia sim um interesse pessoal e politico de Benedito Valadares em praticamente apossar daquela area , e mais a família direta ainda está a "ver navios" quanto aos interesses do senhor BENEDITO VALADARES!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Hugo. Primeiramente minha avó Romilda e tia Rocilda foram as últimas herdeiras a nascerem no casarão, portanto, sabem da verdade e viveram a história, não ouviram de ninguém, elas viveram. Inclusive no dia da demolição elas estavam la, chorando aos prantos mas de pé, meu tio Duga, resistiu enquanto pode, mas como ele e três mulheres venceria o autoritarismo daquela época e de seu primo que tinha interesse em suas terras?!. Aí você vem me defender um ditador covarde?! Não quero debater isso nunca mais, mas uma coisa eu te digo, você pode distorcer os fatos o quanto quiser, pode afastar nossa família o quanto quiser da história verdadeira, pode não dar ouvidos para as verdades que o último herdeiro (tinha) e seus familiares tem para contar, mas, jamais compartilharemos os “tesouros” que a matriarca nos deixou, nas mãos de Benevides de Campos Cordeiro, isso Valadares não conseguiu nos tomar, portanto, nem você e museu, jamais terão, jamais, jamais, nem a oportunidade de ver e apreciar a verdadeira riqueza deixada pela Vovó Joaquina.Um abraço!

    ResponderExcluir