quarta-feira, 25 de maio de 2011

ENCONTRO DO CÍRCULO MONÁRQUICO NO DIA 13 DE MAIO DE 2011 – BELO HORIZONTE/NOVA LIMA – MG

Na último dia 13 de maio, data em que comemoramos a Abolição da Escravatura, o Circulo Monárquico de Belo Horizonte e o Círculo Monárquico Jovem de Minas Gerais se reuniram com júbilo para festejar este grande dia em honra a nossa Redentora, princesa Dona Isabel do Brasil, que, mesmo sabendo que aquele ato poderia significar a perda do trono como aconteceu no outro ano, não traiu seus ideias cristãos e deu ao Brasil a glória de extirpar de nosso solo a mancha da escravidão daquele dia em diante.

Pela manhã, na livraria Polastri, os monarquistas se reuniram para um descontraído chá onde trataram de vários assuntos ligados aos dias atuais e como os valores monárquicos poderiam ajudar neste cenário cada vez mais deturpado que nossa sociedade secularizada tem vivido e alimentado com uma fé voltada para o modismo e não para os verdadeiros valores cristãos.

Dr. Roque Camêllo durante conferência

Ao meio dia, iniciou a Conferência proferida com maestria por Dr. Roque Camêllo, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, acompanhado de sua esposa a jornalista Merania de Oliveira. O tema da conferência foi “Princesa Isabel”. Homem de grande sabedoria e zelo para com a memória, Dr. Roque salientou as virtudes da família Imperial Brasileira e sua formação humanística tão profunda. Lembrou que, no Brasil, a Abolição foi algo que veio do coração do povo e citou uma frase interessante do embaixador americano que, ao ver a multidão aclamando a princesa e festejando o ato da Assinatura da Lei Áurea com flores de camélia falou: “enquanto em meu país aboliram a escravidão com guerra, aqui aboliram com flores de camélia...”(as flores de camélia se tornaram símbolo da luta pela abolição da escravatura, no Brasil).  

Após a conferência, foi servido o almoço de confraternização aos presentes, entre eles, Dr. Mário Guerra, Presidente do Círculo Monárquico de Belo Horizonte, Dr. Walter Taveira, do IHGARV acompanhado de sua esposa Dona Berta Birchal Wanderley Taveira e sua cunhada Dona Conceição Birchal Wanderley, Prof. Raimundo Nonato Fernandes do IHGMG, Profª. Regina Almeida também do IHGMG, Dr. Pedro Henrique Viana Neueuschwander Espeschit, Dr. Paulo Henrique Chaves, Dr. Hélio Viana, Dr. Gilberto Peixoto, Dona Marina Maria Lafayette Andrada Ibraim, Dona Lílian Chaves  e representando o Círculo Monárquico Jovem de Minas Gerais, Hugo de Castro, Diretor de Cultura do Círculo, Fabiana Gatti, Marcelino Guerra e sua esposa Cristiana Gatti Guerra.


Paulo Henrique Chaves, Lílian Chaves, Hugo de Castro e Dona Marina Maria Lafayette Andrada

A missa em intenção a Dona Isabel, foi também a primeira celebração em sufrágio à princesa Dona Maria Elizabete da Baviera, falecida naquela tarde na cidade do Rio de Janeiro. Mãe dos Príncipes Dom Luiz, Dom Bertrand, Dom Antônio, Dom Eudes de Orleans e Bragança e demais irmãos. A celebração aconteceu na capela Imperial Nossa Senhora Aparecida em Nova Lima, a convite do Missionário Raimundo Lopes, e foi celebrada por Pe. Domingos, quando, em sua homilia, salientou a importância daquela data em que a Redentora aboliu de vez a escravidão no Brasil. Após a celebração da Santa Missa aconteceu uma simples, mas calorosa recepção durante a qual  Raimundo Lopes executou algumas obras ao piano, dando ainda mais suavidade e paz ao encontro.



Imagens da celebração da Santa Missa – Dr. Mário Guerra, Srª. Marli Guerra e Dr. Walter Taveira.

Imagens da recepção na residência do Sr. Raimundo Lopes, após a missa. Dr. Mário Guerra, Dr. Roque Camêllo,  Pauline Armond, Senhora Merania de  Oliveira Camêllo e Guilherme Oliveira Andrade.


Dr. Walter Taveira e Hugo de Castro



Merania de Oliveira Camêllo e Profª. Regina Almeida.

Dona Conceição Birchal Wanderley, Berta Birchal Wanderley Taveira e Dr. Walter Taveira  
Raimundo Lopes, Dr. Mário Guerra e Hugo de Castro



Nenhum comentário:

Postar um comentário