domingo, 1 de maio de 2011

JOÃO PAULO II, BEATO DA SANTA MADRE IGREJA ROMANA!


S.S. João Paulo II, em 1982



"TOTUS TUUS"

Brasão Pontifício de João Paulo II

Na manhã de hoje, a Igreja Católica incluiu em sua lista de Beatos o Santo Padre João Paulo II, falecido em 2005.
A cerimônia foi presidida pelo Sumo Pontífice Bento XVI, que com emoção depois do pedido do Cardeal-Vigário Geral de Roma, Mons. Valine, que proclamasse como Beato o Papa João Paulo II, oficializou a inclusão com as seguintes palavras: "Acolhendo o desejo do cardeal Agostino Vallini, nosso vigário geral para a diocese de Roma, de outros irmãos no episcopado e de muitos fiéis e após ter obtido o parecer da Congregação para a Causa dos Santos, com Nossa Autoridade Apostólica concedemos que o venerável servo de Deus João Paulo II, papa, de agora em diante seja chamado beato".

Mais de um milhão de pregrinos lotam a praça de São Pedro no Vaticano.

Estavam presentes, a maioria dos cardeais do Sacro Colégio, Arcebispos, Bispos, Sacerdotes, fieis leigos e consagrados, além de inúmeros reis, rainhas, príncipes, chefes de estado e delegações diplomáticas de toda a Orbi.
Entre os cardeais presentes ressaltamos a presença do Cardeal mineiro Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo Emérito de Belo Horizonte, que foi elevado à dignidade cardinalícia pelo Papa João Paulo II.


Minutos antes do Início da Cebração, os Cardeais veneram o caixão contendo os restos mortais de João Paulo II. Entre eles, destacamos o Cardeal Mineiro, Dom Serafim Fernandes de Araújo, o primeiro na 3ª fileira.

Ao todo um milhão fieis chegaram a Roma, centro do Catolicismo, local onde está sepultado o Apóstolo Pedro, primeiro Papa de uma série de 265.
Ao proclamar Beato o Servo de Deus João Paulo II, o Santo Padre Bento XVI, dedicou a ele o dia 22 de outubro para ser venerado nos altares.
A freira francesa Marie Simon-Pierre, 50, que recebeu o milagre de João Paulo II, com a cura de um mal de Parkinson dois meses após o falecimento do papa, levou até o altar uma ampola contendo o sangue de João Paulo II, para ser exposto como relíquia como manda a liturgia das celebrações de beatificações e canonizações.
O Santo Padre Bento XVI disse que João Paulo II tinha "a força de um gigante" para inverter a tendência da sociedade, da cultura e dos sistemas político e econômicos de abandonar o cristianismo. "Ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de serem chamados de cristãos, de pertencer à Igreja, de falar do Evangelho", disse Bento II, que assumiu após a morte de Karol Wojtyla.
Momento que Bento XVI proclama João Paulo II, Beato da Igreja
Após a celebração a Basílica Vaticana foi aberta para que os fiéis venerassem o caixão que foi depositado em frente ao Altar da Confissão, que fica sobre a tumba de São Pedro até a manhã desta segunda, quando será transferido para a capela de São Sebastião, dentro da mesma Basílica Papal.


Após a proclamação um enorme retrato é descoberto na Sacada da Basílica Vaticana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário