terça-feira, 12 de abril de 2011

FOTO HISTÓRICA DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POMPÉU


(01/01/1939)
 A primeiro de janeiro de mil novecentos e trinta e nove, no edifício do Grupo Escolar, nesta cidade de Pompéo(sic), do Estado de Minas Gerais, sob a presidência do senhor Cap. Olimpio Cordeiro Maciel, 1° juiz de Paz, na forma da lei, reuniram-se em sessão solene as autoridades e pessoas gradas abaixo assinadas, com numerosa assistência popular, para o fim de declarar efetivamente em vigor para todos os efeitos a partir desta data e até trinta e um de dezembro de 1943 o novo quadro territorial da República, fixado para o Estado pelo decreto n°148, de 17 de dezembro de 1938...”
Este trecho acima, com o qual inicio este artigo, se trata do inicio da Ata de Criação do Município de Pompéu(antigo Burity da Estrada).
A foto que apresentarei desta vez, é a fotografia tirada neste histórico dia 01 de janeiro de 1939, provavelmente após a assinatura deste documento.
A foto mostra uma mesa composta para uma solenidade de grande caráter, que é a assinatura da Ata de Criação do Município de Pompéu. Tendo sua composição formada pelos homens grados da época. Observem os detalhes do ambiente; ao fundo a Bandeira do Brasil, de um lado ao outro da sala estão penduradas fitas(provavelmente das cores nacionais, mostrando o patriotismo da época), e acima, à direita, vemos uma fotografia disposta na parede, trata-se do retrato-oficial do Ministro Francisco Luiz da Silva Campos, popularmente conhecido como Chico Campos, Chico Ciência(então ministro da Justiça do presidente Getúlio Dornelles Vargas e irmão do 1° prefeito de Pompéu, Francisco José da Silva Campos, naturais de Dores do Indaiá-MG, mas de família pompeana, descendentes de Dona Joaquina do Pompéu).
A composição da mesa é a seguinte, da esquerda para a direita; Olivério Corrêa de Lacerda(secretário “ad-hoc” que escreveu a ata), Francisco José da Silva Campos(1°prefeito de Pompéu, nomeado pelo Gov. Benedito Valadares), Sr. Gilberto Cordeiro Valladares, José Maria Álvares da Silva(Lilico das Cabaceiras), Cap. Olimpio Cordeiro Maciel(Juiz de Paz, presidente da sessão e sogro do Sr. Gilberto Cordeiro Valadares), Almir Ferreira da Silva, Galdino Ferreira da Silva, Xisto de Oliveira Campos(pai dos futuros prefeitos Antônio Januário de Campos Sobrinho – Tonico do Xisto - e Levy Campos) e Dr. Oswaldo Álvares da Silva.
Esta fotografia é de uma importância histórica sem precedentes, pois registra a solenidade em que iniciamos nossa autonomia política no cenário estadual e nacional. Estes homens foram responsáveis pela implantação do novo município e testemunhas de seus primeiros passos, por isso devemos a eles e a tantos outros que não aparecem nesta fotografia, nosso saudoso respeito e a construção de uma memória  que enalteça estes atos tão importantes em nossa História municipal.
Acredito e tenho esperança que nossa cidade de Pompéu será(como foi)um lugar tranquilo de se viver, de se investir, sem perder o carro do progresso e da evolução social. E para que isto aconteça é necessário valorizar nossa História, nossa gente, nossas diferenças. Tudo isto é cultura, tudo isso é memória!
Mais uma vez convido o querido povo de Pompéu a olhar para nosso passado, e que possamos tirar deste passado inspiração para a construção de uma cidade moderna engajada no crescimento valorizando seu patrimônio!




4 comentários:

  1. Este é cidadão pompeano com orgulho!!!Avante, Hugo!! Com frase núcleo, desenvolvimento e conclusão...rs. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas matérias. Muito bem elaboradas e distintas. Em tempo: Poderia abordar a história do grande "Construtor de Pompéu", quem seja, JOSÉ MARIA DE CARVALHO. Abraço saudoso e fraterno.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post, sugiro um relato sobre a vida de D. Joaquina do Pompeu,ilustre senhora que merece ser reconhecida pela historia do Brasil.
    att
    Marcia Taube

    ResponderExcluir