sexta-feira, 15 de abril de 2011

Professor Harold: uma vida a serviço da Cultura!

Prof. Harold

Harold Benjamin Chagas de Magalhães, nasceu em Belo Horizonte, aos 04/08/1929, filho do Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Armando Viotti e sua esposa D. Alice Chagas de Magalhães. Ainda pequeno, com um ano de idade foi trazido para Pompéu por sua tia materna profª. Maria Chagas, devido ao tumulto que vivia a capital mineira com a revolução de 30. Dona Maria Chagas e seu esposo, José Hermílio Cordeiro Valadares criaram o pequeno Harold e também outra criança de nome Crésio, com forte amor familiar.
Estudou no Instituto Padre Machado, onde foi colega do senador Murilo Badaró, Dr. Odilon Lobato, dentre outros. Serviu ao Exercito Brasileiro de 1948 a 1950.  Em seguida formou-se em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em 1972 bacharelou-se em Direito na FADON. Desde então foi professor de inúmeras pessoas em Pompéu e Abaeté. Segundo o próprio Prof. Harold, ele lecionou para mais de 3 gerações o que proporcionou uma grande consideração por parte de todos estes alunos, que reconhecem que a austeridade da época foi algo imprescindível para a formação do ensino e caráter de todos.
Em 08 de dezembro de 1959 casou-se com Mirna Chió Souza Magalhães, com quem teve dois filhos; Aroldo José Ribeiro Magalhães e Antônio Ricardo Chió Magalhães que se casou com Adriana Carla Passara Magalhães, e são pais de Bruna Passara Ribeiro Magalhães e Gabriel Passara Chió Magalhães.
Presidiu a OAB de Pompéu de 1998 a 2003(dois mandatos), onde se destacou pela manutenção da Ordem dos Advogados nesta subseção.
É Conselheiro Decano do Conselho do Patrimônio Cultural e Histórico de Pompéu, onde trabalha incansavelmente pela manutenção da guarda da memória histórico-cultural de nossa cidade. Um trabalho árduo, mas que tem por meta a preservação de nossa história, pois segundo o prof. Harold, “um povo sem história está fadado ao desaparecimento”.
Homem muito querido em Pompéu, professor Harold é um mito vivo, nas mentes de seus ex-alunos e que muito tem a contar, e daqueles que não foram seus alunos, mas ouvem estes casos e conhecem o mestre nos dias de hoje.
Pompéu tem orgulho em ter como seu filho, mesmo que de forma indireta, este grande homem que não mede esforços para o sucesso de nossa cidade.

6 comentários:

  1. Tenho muito orgulho de ter sido aluna do querido professor Haroldo.

    ResponderExcluir
  2. O melhor de todos professores.me ajudou muito em minha formação.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo primo,amigo e colega advogado a quem respeito e amo muito...Consegui tirar nota 10(dez) com esse mestre famoso em todas as provas de matemática, nos quatro anos em que estudei no Ginásio Francisco Campos...Grande e carinhoso abraço desse seu admirador, primo, colega e amigo!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tive a honra de ser aluna do professor Harold.... Como é bom relembrar as histórias vividas na sala de aula com ele... Bons tempos.... Que Deus abençoe e dê muita saúde para o nosso querido professor... Abraços

    ResponderExcluir
  6. Tive a honra de ser aluna do professor Harold.... Como é bom relembrar as histórias vividas na sala de aula com ele... Bons tempos.... Que Deus abençoe e dê muita saúde para o nosso querido professor... Abraços

    ResponderExcluir